Revista 

A Flora

Divulgação Científica em Farmacognosia

Sobre

   A Sociedade Brasileira de Farmacognosia sempre teve como uma de suas missões divulgar a Farmacognosia nas suas mais diversas áreas de abrangência através de revistas, boletins, livros, websites e eventos científicos. Nosso principal veículo de comunicação científica é a Revista Brasileira de Farmacognosia, cuja primeira edição foi publicada em 1986 e, 34 anos depois, é considerado um dos principais periódicos da área de produtos naturais, com destaque internacional. No meio acadêmico, a revista tem ampla repercussão, contribuindo como valiosa fonte de compartilhamento de conhecimento científico da área e como fonte de pesquisa para pesquisadores, professores e estudantes.
   No entanto, atualmente existe um movimento global que busca aproximar a ciência da população em geral, levando à comunidade o pensamento crítico, reflexivo e social a respeito dos fenômenos científicos e sua importância em nossas vidas. A divulgação científica pressupõe a tradução da linguagem acadêmica, técnica, de difícil interpretação, à uma linguagem simples, acessível, ao alcance da população leiga. Neste sentido, as descobertas da ciência publicadas nos artigos científicos, publicados em língua inglesa, pouco atrativos e cheios de termos técnico-científicos específicos, ficam restritos à uma pequena parcela da população: os próprios cientistas. Neste contexto, muitos canais de divulgação científica se especializaram na comunicação da ciência com o público leigo: revistas, programas de televisão, blogs e sites, canais nas mídias sociais, podcasts, entre outros, se estabeleceram como elo de ligação entre a universidade e a comunidade.
   Nos anos 80, a SBFgnosia havia lançado o Informe SBF, boletim informativo que continha pequenos artigos e informações sobre plantas medicinais numa linguagem popular. Aliado a isso, o anseio de nossos associados buscando espaço para publicar ações de extensão universitária e de divulgação científica, nos levaram à reflexão da necessidade da criação de um novo canal de comunicação com a população. Em 2020, a partir do projeto do resgate histórico da Sociedade desde sua fundação, a SBFgnosia lança a Revista A Flora, seu mais novo canal de divulgação científica, através do qual pretendemos levar aos nosso leitores informações a respeito da Farmacognosia e suas áreas por meio de artigos, notas, colunas e curiosidades em linguagem simples, atrativa, dinâmica e acessível.
 
Leopoldo C. Baratto – Presidente SBFgnosia (2019-2021)
Screen Shot 2020-08-13 at 10.27.12.png
Screen Shot 2020-08-13 at 10.27.27.png
Screen Shot 2020-08-13 at 10.53.03.png
Veículos de divulgação científica da SBFgnosia ao longo das últimas décadas.
Tudo começou com o informativo SBF nos anos 80. 

 

revista-aflora@sbfgnosia.org.br